PREFEITURA E LEGISLATIVO DE OURINHOS ADOTAM AÇÃO DE “GUERRA” NO COMBATE À DENGUE

Prefeitura M. de Ourinhos 29/03/2011 - 15:17:28 Cidade

Prefeitura enviará Projeto de Lei à Câmara que prevê multa pesada para o proprietário de residência onde forem localizados focos da Dengue

O Prefeito de Ourinhos Toshio Misato se reuniu emergencialmente na tarde de segunda-feira, 28, com o Presidente da Câmara Edvaldo Lúcio Abel (Vadinho) e os Vereadores Antônio Amaral Júnior (Toninho do PT), Flávio Luiz Ambrozim, Frednês Corrêa Leite e Jadir Grilo juntamente com a Secretária de Saúde Lúcia Tutui para definir estratégias de “guerra” no Combate a Dengue. Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete Ronaldo Mori, os Secretários Municipais André Mello (Administração) e Aparecido de Jesus Bruzarosco (Serviços Urbanos), o Superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho, a Coordenadora de Ensino e Gestão, Mércia Maria Gonçalves Neto representando o Secretário de Educação Paulo Henriques Chíxaro, Lília Sionéia Béccheri (Diretora) e Ingrid de Magalhães Camargo (Chefe de Equipe de Vetores) da Vigilância Epidemiológica da Saúde. Até o dia 28 de março, Ourinhos já tinha registrado 140 casos de Dengue. O Prefeito Toshio contratará mais agentes de endemias e servidores, assim como vai adquirir mais equipamentos para nebulização, atendendo a decisão tomada em conjunto na reunião. “Cabe a cada um de nós, cidadãos ourinhenses, mantermos nosso quintal limpo, sem o foco da Dengue, por isso, convidamos toda a população a nos auxiliar e agradecemos o apoio e a parceria da Câmara nesta ação”, convocou Toshio. O Presidente da Câmara, Vadinho, reconhece o empenho da Saúde, mas também destaca a importância da participação de cada munícipe para derrotarmos a Dengue. “Reconhecemos o trabalho da Saúde que está trabalhando incansavelmente contra a Dengue, inclusive nos feriados como véspera de Natal e no Carnaval, mas precisamos intensificar as ações, porque os números mostram que vamos alcançar em breve o número de 300 casos de Dengue, o que já pode ser considerado uma epidemia em Ourinhos”, alertou. Durante a reunião ficou definido que a Prefeitura enviará um Projeto de Lei para a Câmara Municipal determinando que as casas onde forem encontrados focos de Dengue receberão multa pesada, a exemplo das cidades como Tupã, Bauru, Araraquara, Sorocaba, São José do Rio Preto e Araçatuba. Também ficou definida a Regulamentação do Artigo 395, Inciso I e II da Lei Orgânica do Município de Ourinhos que trata sobre os ferros velhos.

Intensificação dos Mutirões de Limpeza

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos e da SAE vai intensificar os Mutirões de Limpeza nos bairros de Ourinhos, sendo dada prioridade aos locais da cidade com mais incidência de casos de Dengue. As Secretarias já realizaram limpeza nos bairros Pacheco Chaves, Vila Marcante, Jardim Matilde, Jardim das Paineiras, Barra Funda, Jd. Paulista, Jd. Estoril, Nova Ourinhos, Vila Margarida, Centro, Vila Odilon, Vila Musa e São José, Rodovia Mello Peixoto, Praça dos Burgueses e Avenida Antonio de Almeida Leite.

Soma de Esforços

Preocupados com o crescente número de casos de Dengue, os Vereadores da Câmara convidaram para uma reunião no dia 25, a Secretária de Saúde Lúcia Tutui e membros da Secretaria de Saúde para explicar as ações desenvolvidas no município no combate a Dengue, que motivou a reunião ampliada com o Prefeito Toshio e Secretários Municipais.

O Dia de Combate a Dengue

A Prefeitura e a Câmara estão definindo a realização do “Dia D” de Combate a Dengue que deve mobilizar toda a população ourinhense para agirmos em conjunto, além de promover a conscientização sobre os cuidados para combater a Dengue na cidade, independentemente das ações cotidianas em andamento.


Publicidade

Parceiros